domingo, 12 de janeiro de 2014

                              O QUE FAZ O MEU PAI


Meus filhos, vou explicar-vos o que faço. Como sabem sou engenheiro e os engenheiros constroem.

Uns engenheiros constroem casas, outros constroem estradas e eu construo estradas em ferro, chamados caminhos-de-ferro, por onde andam os comboios. Vocês sabiam que existem também engenheiros que constroem carros, outros constroem computadores e outros constroem as linhas que trazem a luz para a nossa casa.

Mas construir isso tudo não é fácil, por isso precisamos de ajuda e tal como as formigas ou as abelhas dividimos o trabalho. Assim, cada um faz uma parte e a nossa colmeia é muito grande.

Sim, vocês têm razão, nós temos máquinas que foram construídas por engenheiros para nos ajudar a fazer as coisas mais pesadas. As máquinas são muito importantes, nós cuidamos muito bem delas, tal como as vossas bicicletas, ou carro da mãe.

Como se constrói um caminho-de-ferro? Bem tu sabes filho, porque já foste comigo e viste que todos estávamos de capacete, muita gente e muitas máquinas, lembras-te? Mas eu vou contar-vos a história desde o início.

Imaginem que queremos pôr um comboio a andar de casa até à vossa escola. Tal como o caminho que fazem no carro com a mãe, teremos que imaginar um outro caminho para o comboio fazer, para não impedir que os pais e as mães de levar e buscar os meninos e meninas de carro.

Imaginar esse caminho, pensar como fazer o comboio passar sem destruir muitas casas, sem impedir os carros de passar, é o trabalho do engenheiro. Mas quem vai decidir por onde passar vão ser outras pessoas, por isso, o engenheiro vai dar 2 ou 3 caminhos possíveis, para se escolher o melhor.

Como é que vocês escolhem um brinquedo? Pensam no dinheiro que têm juntado com as semanadas e decidem aquilo que mais vos agrada, pensam onde irão brincar e com quem brincar. É igual com este comboio! Quem vai decidir sabe quanto dinheiro tem para pagar o trabalho, comprar o comboio e vai querer que muita gente aproveite do comboio.

Depois é preciso construir tudo, o caminho é especial como já viram, porque os comboios não têm pneus. Como os comboios são grandes e não queremos fazer mais fumo, o engenheiro faz um comboio que anda com eletricidade, por isso é preciso também estender uns fios para levar a eletricidade pelo caminho todo.

Para construir usamos desenhos que mostram o que fazer e como fazer. A estes desenhos chamamos projetos. E quem faz os projetos são engenheiros que estão em salas a pensar e fazer contas para não se enganarem e o comboio não parar. O comboio não pode parar, pois não?

Depois começa a obra, onde estão as máquinas e todas as outras formigas que vão colocar as peças que permitem fazer andar o comboio. Para isso temos que comprar estas peças. Mas como sabemos que peças comprar? Reparem, estes desenhos, de que vos falei, o projeto tem tudo escrito. Basta ler e contar as peças. É preciso ter muita atenção e ver bem, porque se comprarmos outras peças o comboio não anda. Se a mãe não comprar os ovos também não faz o bolo que vocês pediram.

Quando as peças chegam, existe alguém que vai ver que estão boas, imaginem que estão partidas! Pois é, tens razão filha, é uma chatice e tudo para. Por isso as peças boas são guardadas e as peças estragadas vão para trás, ninguém as quer.

Rapidamente os engenheiros, as maquinas, as abelhas e as formigas constroem uma linha que permite ir de casa até à escola. Vocês acham que vão andar nesse comboio? Acham seguro?

Podem andar à vontade, pois vai haver uma data de engenheiros a fazer testes, por o comboio a andar de um lado para o outro, a travar e acelerar, abrir e fechar as portas para ninguém se aleijar.

Como todos viram essas obras e os meninos estão ansiosos para apanhar o comboio, faz-se uma festa para a primeira viagem e todos falam, os músicos tocam e os engenheiros fazem as malas, para ir fazer mais pessoas felizes, na rua do teu amigo, ou na rua de uma menina.

Como sabem, eu estou no Brasil, e aqui os meninos também estão muito felizes porque em breve vão poder ir de comboio para escola.

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